Investimentos na Publicidade, eis a questão!

A maioria dos clientes possuem a mesma dúvida: Quanto devo investir para atingir meu objetivo? Pensando nisso, selecionamos algumas técnicas utilizadas por profissionais para estabelecer um orçamento preciso e eficiente.

Método de porcentagem de vendas:

Ao utilizar esse método, destinamos uma porcentagem para cada marca, produto ou serviço com base nas vendas passadas ou estimadas.

Embora seja fácil de desenvolver e administrar existe alguns problemas associados a esse método. Se houver um período recessivo, as vendas em geral caem. Nessa situação, pode ser mais prudente aumentar a quantidade de propaganda para gerar mais participação de mercado e vendas adicionais do que deixar as funções de propaganda com menos dinheiro. Portanto, esse método é usado com um ou dois outros métodos para permitir a mudança nos valores orçados durante períodos com vendas em queda ou fortemente em alta.

Método da porcentagem de lucro:

Esse método é muito similar o anterior, exceto pelo fato de que o lucro é usado como referência no lugar das vendas. Ele também apresenta as mesmas desvantagens.

Método do objetivo e da tarefa: 

Esse provavelmente é o método mais adequado para se fazer um orçamento. O orçamento é baseado no resultado esperado. Os seguintes passos devem ser seguidos para gerar os valores orçados:

- especificar o objetivo de marketing a ser atingido (lucros, vendas, participação de mercado e etc.);

- especificar as variáveis do mix de comunicação que são necessárias para atingir esse objetivo particular (ou seja, vendas pessoais, promoção de vendas, marketing direto, propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa e marketing digital);

- especificar os níveis de respostas mensuráveis no alcance dessas metas. Metas devem ser quantificáveis e mensuráveis;

- orçar valores com base no tempo real necessário para atingir os objetivos desejados de comunicação.


Método de paridade competitiva ou de “siga o líder”: 

Utilizamos o orçamento de comunicação da concorrência. O orçamento do líder pode ser igualado, superado ou reduzido. A ideia básica de seguir o líder é assumir que este está em melhor posição para calcular quanto dinheiro deve ser gasto em comunicação.

Método de utilização de todos os recursos disponíveis ou de “máximo possível”: 

Nesse método usamos as verbas que sobraram depois de todos os orçamentos terem sido desenvolvidos.

Método do balanço: 

É similar ao método do “máximo possível” pelo fato de ser altamente subjetivo. O planejador apenas estima quais verbas serão necessárias para atingir determinadas metas. Essa estimativa é baseada na experiência passada e nos histórico de gastos da empresa.

Agora ficou mais fácil entender, não é mesmo?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog