Investimentos na Publicidade, eis a questão!
A maioria dos clientes possuem a mesma dúvida: Quanto devo investir para atingir meu objetivo? Pensando nisso, selecionamos algumas técnicas utilizadas por profissionais para estabelecer um orçamento preciso e eficiente.
Método de porcentagem de vendas:
Ao utilizar esse método, destinamos uma porcentagem para cada marca, produto ou serviço com base nas vendas passadas ou estimadas.
Embora seja fácil de desenvolver e administrar existe alguns problemas associados a esse método. Se houver um período recessivo, as vendas em geral caem. Nessa situação, pode ser mais prudente aumentar a quantidade de propaganda para gerar mais participação de mercado e vendas adicionais do que deixar as funções de propaganda com menos dinheiro. Portanto, esse método é usado com um ou dois outros métodos para permitir a mudança nos valores orçados durante períodos com vendas em queda ou fortemente em alta.
Método da porcentagem de lucro:
Esse método é muito similar o anterior, exceto pelo fato de que o lucro é usado como referência no lugar das vendas. Ele também apresenta as mesmas desvantagens.
Método do objetivo e da tarefa:
Esse provavelmente é o método mais adequado para se fazer um orçamento. O orçamento é baseado no resultado esperado. Os seguintes passos devem ser seguidos para gerar os valores orçados:
- especificar o objetivo de marketing a ser atingido (lucros, vendas, participação de mercado e etc.);
- especificar as variáveis do mix de comunicação que são necessárias para atingir esse objetivo particular (ou seja, vendas pessoais, promoção de vendas, marketing direto, propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa e marketing digital);
- especificar os níveis de respostas mensuráveis no alcance dessas metas. Metas devem ser quantificáveis e mensuráveis;
- orçar valores com base no tempo real necessário para atingir os objetivos desejados de comunicação.
Método de paridade competitiva ou de “siga o líder”:
Utilizamos o orçamento de comunicação da concorrência. O orçamento do líder pode ser igualado, superado ou reduzido. A ideia básica de seguir o líder é assumir que este está em melhor posição para calcular quanto dinheiro deve ser gasto em comunicação.
Método de utilização de todos os recursos disponíveis ou de “máximo possível”:
Nesse método usamos as verbas que sobraram depois de todos os orçamentos terem sido desenvolvidos.
Método do balanço:
É similar ao método do “máximo possível” pelo fato de ser altamente subjetivo. O planejador apenas estima quais verbas serão necessárias para atingir determinadas metas. Essa estimativa é baseada na experiência passada e nos histórico de gastos da empresa.
Agora ficou mais fácil entender, não é mesmo?
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